Bacia do Paraíba do Sul será interligada com Sistema Cantareira neste sábado
Divulgação
O governo do Estado inaugura a interligação das represas Jaguari e Atibainha, em Nazaré Paulista, neste sábado(3). A obra vai permitir a transferência de água da bacia do Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira.
O rio Paraíba do Sul é a principal fonte de abastecimento de água dos municípios do Vale do Paraíba e do Rio de Janeiro.
A interligação que será inaugurada é no sentido Atibainha ou seja, que vai transferir água para o Cantareira, aumentando a segurança hídrica para a capital paulista, a Grande São Paulo e a Região Metropolitana de Campinas.
A obra vai permitir a transferência de até 5.130 litros de água por segundo da bacia do Paraíba do Sul para o Cantareira. No sentido inverso, em direção ao Paraíba do Sul, a interligação irá bombear até 12.200 litros por segundo. A Sabesp não informou quando o sentido inverso será concluído.
Com investimento de R$ 555 milhões, financiados pelo BNDES, o projeto de transposição de águas do rio Paraíba para o Sistema Cantareira foi lançado em 2015, após São Paulo sofrer com desabastecimento em razão da seca que atingiu o estado.
Por meio de adutoras de 13 km de extensão, a água que sair do Paraíba do Sul será bombeada até uma estação a mais de 200 metros de altura. Depois disso, a água cairá por um túnel até a represa de Atibainha, no Cantareira.
O governo do Rio chegou a questionar o projeto de transposição, mas acabou aceitando. Segundo o governo paulista, a interligação é uma via de mão dupla, que também poderá levar água no sentido inverso, do Cantareira para o Paraíba do Sul, o que ajudaria o Rio de Janeiro em um possível período de estiagem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.